Academias ao ar livre serão instaladas em cinco áreas da cidade

Cinco novas academias ao ar livre estão sendo instaladas pela Prefeitura de Manaus em três zonas da cidade. A ação é executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e os novos espaços de lazer e prática de atividades físicas para a população vão beneficiar os moradores do Japiim, Nova República, e Praça 14, na zona Sul, Parque Dez, na zona Centro-Sul, e Ponta Negra, na zona Oeste.

As novas áreas oferecerão aos usuários aparelhos para práticas de exercícios que simulam caminhadas, subidas em escadas e atividades motoras. Outras dois pontos da cidade já possuem as academias ao ar livre. São eles: a praça da avenida Coronel Teixeira, em frente ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), no São Jorge, na zona Oeste, e o Parque Idoso, na zona Centro-Sul.

O secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, explicou que a implantação das novas academias nessas áreas segue a proposta da prefeitura de promover ações que levam qualidade de vida e saúde para à população, a exemplo das ações dentro do projeto Faixa Liberada, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Os equipamentos

Os equipamentos das academias ao ar livre trabalham a melhoria da condição física, qualidade de vida e a saúde das pessoas que fazem uso desses espaços. Os equipamentos não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. São indicados para maiores de 12 anos e, principalmente, para pessoas da terceira idade.

Os pontos que vão receber as novas academias foram selecionados após um mapeamento das áreas que concentram grande número de pessoas praticando atividades físicas, como no caso do bairro Japiim. Nesse bairro a academia ao ar livre será instalada na Praça Central do Japiim, localizada na Avenida General Rodrigo Otávio.

No Nova República, a academia será instalada na principal praça do bairro, localizada na Rua Alberto Carreira. No Parque 10 de Novembro, os equipamentos serão instalados em toda extensão do Passeio do Mindu. A academia da Praça 14 de Janeiro será instalada no canteiro central da Avenida Álvaro Maia com a Rua Duque de Caxias.

Outro ponto de grande concentração de praticantes de atividades físicas é a Orla da praia da Ponta Negra, na zona Oeste. O local também receberá uma academia ao livre que será instalada na segunda etapa do complexo turístico.

Todas as áreas contarão com 12 equipamentos de ginástica, com unidades para alongamento, bicicletário, simuladores de cavalgada e caminhada, barras altas, rodas de ombros e multiexercitadores, além de lixeiras seletivas, rampa de acesso a cadeirantes e áreas para descanso. As academias contam, ainda, com placas explicativas que orientam os usuários sobre a forma correta de utilizar cada aparelho. A previsão para a entrega das academias é de 90 dias.  A obra tem recursos oriundos do Ministério dos Esportes e Caixa Econômica.

Parceria

No ano passado a Prefeitura de Manaus, em parceria com o Exército, inaugurou a primeira praça com academia ao ar livre no São Jorge, em frente ao Cigs. O local teve seus passeios e projeto paisagísticos totalmente requalificados, ganhando academia ao ar livre, playground e quadra de streetball.

Fotos: Alexandre Fonseca/Seminf