Equipes da Semmas inspecionam árvores e retiram objetos pontiagudos das espécies

Cinquenta e cinco árvores foram inspecionadas na manhã desta terça-feira, 28, durante ação de manejo fitossanitário realizada pela Prefeitura de Manaus no Centro Histórico. O trabalho dá continuidade à programação estabelecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para a retirada de objetos pontiagudos como pregos, barras de ferro, arames, tomadas e correntes, fincadas na arborização da cidade. A ação desta terça-feira ocorreu na Rua Ramos Ferreira, da altura da Praça da Saudade até a Avenida Getúlio Vargas, e retirou 60 objetos pontiagudos.

Paralelamente ao trabalho de retirada, a Divisão de Educação Ambiental da Semmas, responsável pela ação, realizou a sensibilização de pedestres e moradores da área, fazendo a distribuição de material informativo do Projeto Arboriza Manaus, e abordagens aos transeuntes. “Muitas pessoas abordadas aproveitam para esclarecer dúvidas acerca da ação, alguns até participam fazendo a retirada dos objetos pontiagudos junto conosco”, afirma o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Raimundo Araújo.

Uma turma de estudantes universitários que passava pelo local voluntariamente aderiu à ação. Maria Paula de Souza, 23, colocou a mão na massa e retirou pregos de um oitizeiro. “Que legal poder ajudar a proteger as árvores que dão tanta sombra e conforto a quem passa por essa rua todos os dias, como é o nosso caso”, afirmou a jovem. O grupo, formado por dez estudantes, aceitou a missão de cuidar das árvores todas as vezes que passassem pela área.

Os moradores da via abordados receberam material informativo e também foram sensibilizados. Neiva Maria Pereira Damasceno, 55, diz que cuida pessoalmente das árvores que estão situadas na frente de sua casa. “Depois que é preciso cortar as árvores, as pessoas reclamam, porém não ajudam a cuidar enquanto elas estão vivas”, disse.

Desde o começo do ano até agora, já foram realizadas ações nas avenidas Eduardo Ribeiro, Boulevard Álvaro Maia, Maceió e Rua Ferreira Pena, com um total de 718 objetos pontiagudos retirados. O trabalho deve continuar ao longo do ano, seguindo para outras zonas da cidade.