Faixa Azul volta a ser exclusiva para usuários do transporte público

O corredor exclusivo de ônibus, a ‘Faixa Azul’, nas avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery, volta a beneficiar os usuários de transporte público, a partir da 0h deste sábado (8).

Além dos ônibus convencionais e de fretamento, podem circular no corredor exclusivo somente os táxis, veículos de transporte escolar, ônibus de fretamento, caminhão guincho em operação de remoção, ambulâncias e viaturas operacionais dos bombeiros, polícia e trânsito.

Atualmente, 12 linhas, que totalizam 120 ônibus convencionais, circulam na ‘Faixa Azul’. Uma pesquisa, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), apontou que as linhas que já circulam pela faixa exclusiva obtiveram um ganho de 20 minutos em média, a cada viagem realizada.

Um cronograma, elaborado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), vai retirar 60 ônibus do transporte público da faixa da direita, de forma gradativa até o próximo mês de junho em vias onde funciona a faixa exclusiva.

Essa retirada, além de contribuir para a fluidez no trânsito, visto que diminui a quantidade de ônibus que trafegam pela faixa da direita, beneficia mais usuários com a redução do tempo de viagem registrada pelas linhas que circulam pelo corredor exclusivo, na faixa da esquerda.