Mutirão de audiências da 4ª Vara de Família e UFAM resulta em 57% de acordos

A quantidade de conciliações obtidas (26) equivale às realizadas normalmente em um mês e meio no juízo

(foto: William Rezende)

Cinquenta e sete por cento de acordos. Este foi o resultado do mutirão de conciliações promovido pela 4ª Vara de Família da Comarca de Manaus, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nesta segunda-feira (9). Em números absolutos, foram realizadas 46 audiências, das quais 26 tiveram acordos firmados, o que equivale a conciliações obtidas normalmente durante um mês e meio no juízo.

No total, compareceram ao Plenário Juiz Luiz Augusto Santa Cruz Machado, no Fórum Ministro Henoch Reis, cerca de 300 pessoas, entre partes e advogados para participar do mutirão.

As atividades foram abertas pelo juiz titular da Vara, Luís Cláudio Cabral Chaves, e tiveram a presença do reitor da UFAM – Sylvio Puga, do diretor da Faculdade de Direito – Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, do vice-coordenador da Faculdade – Adriano Fernandes Ferreira, da promotora de justiça – Simone Braga Lunière da Costa, e das defensoras públicas Regina Jansen Simões e Maria Fátima Loureiro.

O magistrado disse que o mutirão é fruto de uma parceria vitoriosa da 4ª Vara de Família com a Ufam e permite acelerar os processos, diminuindo o seu tempo de duração, e dar um acesso maior à justiça a mais gente.

Os estudantes foram capacitados e realizaram simultaneamente as audiências conciliatórias dos processos de divórcio, alimentos, averiguação de paternidade, guarda, união estável, entre outros assuntos de competência da área de família.

A defensora Regina Jansen Simões informou que participou de várias audiências, que muitas pessoas não quiseram fazer acordo para redução de pensão, mas que na maioria conseguiram conciliar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here