Problemas do setor turístico do Amazonas serão tema de audiência pública na Aleam

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e ao Dia Estadual do Turismólogo, que acontecem em 27 de setembro, a Assembleia Legislativa do Amazonas realizará audiência pública para discutir as necessidades do setor turístico amazonense. O evento será realizado dia 28 de setembro, às 10h, no auditório Ruy Araújo, da Aleam. A audiência pública é organizada pela comissão de Turismo e Empreendedorismo da Casa, presidida pelo deputado Francisco Souza.

A preparação para o evento começou ontem, com reunião entre as turismólogas Márcia Raquel, Cibelly Matos, e o deputado Souza.  No encontro, o parlamentar recebeu uma lista de assuntos que deverão serão discutidos na audiência pública. Entre os temas está a necessidade de elaboração do novo Plano Estadual de Turismo, que deve ser criado com a participação dos setores públicos e particulares ligados ao Turismo.

Outro tema importante é a inclusão da matéria Noções de Turismo na grade curricular do ensino médio.  O deputado Souza explicou que apresentou projeto à Assembleia Legislativa, defendendo a criação do Turismo Pedagógico. “O projeto está tramitando na Aleam. Tenho certeza que, em breve, teremos boas notícias para os profissionais do setor turístico”, afirmou Souza.

A turismóloga Márcia Raquel, que é professora do curso de Turismo da UEA, sugeriu que a audiência pública discuta a necessidade de concurso público para turismólogos. “A falta de vagas de trabalho na área turística, principalmente no setor público, somado ao encolhimento do setor por causa da crise econômica, está levando muitos estudantes a abandonarem os cursos”, alertou Márcia Raquel.

A também turismóloga, Cibelly Matos, professora do curso de Turismo de Fametro, disse que a audiência pública será a chance de reunir vários órgãos, setores e estudantes ligados ao Turismo. “Não queremos festa no dia do Turismo. Queremos discutir os problemas do setor e encontrar soluções”, frisou Cibelly.