Semed realiza avaliação de resultados do 1º bimestre das escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, nesta quarta-feira, 24/5, a avaliação do Relatório de Análise de Desvio de Metas (Radm) do desempenho escolar do 1º bimestre de 2017, de mais de 170 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Manaus. A avaliação dos resultados, realizada pela equipe de Gestão Integrada da Educação (Gide), da Semed, segue até o dia 30 em 342 unidades da rede.

A análise dos resultados é feita por assessores de gestão da Semed, que apresentam aos diretores e professores os resultados alcançados pelos alunos no primeiro bimestre com a primeira Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), que aconteceu em abril, em 358 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com um total de 69.286 alunos da rede avaliados.

Participaram das avaliações, estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA/3ª e 4ª fases) e do Projeto Itinerante (7º e 9º anos). De acordo com a coordenadora geral da Gide, Musa Varela Rosas, cada escola tem uma meta a cumprir determinada pela Semed, sendo construída em vista dos resultados que a unidade de ensino teve no ano passado.

Avaliação

A Escola Municipal Hahnemann Barcelar, localizada no Parque das Nações, em Flores, zona Sul de Manaus, conta com 542 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e é uma das unidades que participa do período de avaliação. Segundo a diretora Roseane Poinho de Oliveira, a escola alcançou no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 6,7, nos anos iniciais, acima da média que é 5,9 de 2021. Para educadora, essa análise é fundamental para a continuidade e melhoria do trabalho.

A professora Tania Maria Garcia, da Escola Municipal Escritora Nísia Floresta, localizada na comunidade Santa Cruz, bairro Flores, zona Sul, disse que esse período será fundamental para verificar o processo de aprendizagem dos 217 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.