TRE-AM mantém veto a candidato a prefeito mais votado de Lábrea

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amazonas manteve, nesta quinta-feira, 27, o veto ao candidato a prefeito mais votado de Lábrea, Gean Barros (PMDB), de acordo com informações da Secretaria Judiciária do tribunal.

Gean recebeu 11.390 votos que estão anulados porque ele já concorreu com registro de candidatura negado pelo juiz daquela zona eleitoral, Jefferson Galvão de Melo. O segundo mais votado, Evaldo Gomes (PSD), de acordo com dados do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é o eleito e único candidato válido do pleito. Evaldo recebeu 4.498 votos. Ou seja, 100% dos votos válidos.

Em primeiro grau, antes da votação de primeiro turno, tanto Gean Campos Barros quanto seu vice, Moacyr Canizo de Brito Filho (Pros), tiveram os registros barrados com base na Lei da Ficha Limpa. De acordo com a decisão publicada no Mural Eletrônico do TRE-AM, na ocasião, ambos têm condenações no TCE (Tribunal de Contas do Estado) e TCU (Tribunal de Contas da União).

O recurso de Gean, que tenta ser diplomado para assumir a Prefeitura de Lábrea em 2017, foi negado nesta quinta-feira, e o TRE-AM manteve o indeferimento ao seu registro de candidatura. Gean ainda pode recorrer ao TSE. Lábrea é um dos 12 municípios que estão sob o risco de novas eleições por anulação do voto do candidato mais votado.