Túnel é descoberto em piso de barro dentro de cela do Compaj

A descoberta de um túnel na cela 9 da Ala 2 (Pavilhão1) do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), que fica no quilômetro 8 da Rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista/RR), revela a fragilidade do presídio. Nas fotos distribuídas pela Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), o piso da cela não tem cimento e nem cerâmica. As imagens mostram um piso de barro.

O túnel tem 15 metros, começa na cela e a saída seria fora da penitenciária, a poucos metros do muro. A existência do buraco foi informada ao serviço de inteligência da Seap nesse domingo, 2, segundo o secretário Cleitman Coelho.

Doze presos estavam na cela e foram transferidos para a área de isolamento do Compaj. O presídio tem 1.009 detentos no regime fechado. No Pavilhão 1, onde o túnel foi encontrado, há 327 internos, sendo 163 distribuídos nas celas da Ala 2. A cela foi interditada e o túnel será vedado.

Em janeiro desde ano, 54 presos foram assassinados no Compaj. Alguns foram esquartejados e outros decapitados em uma disputa entre facções criminosas. Durante a rebelião, 225 detentos fugiram e apenas 85 foram recapturados.

 

Fonte: Amazonas Atual