Uma rede solidária ao alcance de todos

Levar felicidade a quantos puder, foi se inspirando nessa vontade que um grupo  de cinco estudantes das áreas de Design, Engenharias e Ciência da Computação da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica  (Fucapi) decidiu desenvolver um aplicativo chamado “Cada”, que é a sigla formada pelas iniciais das palavras carinho, amor, dedicação e ajuda , que tem o objetivo de otimizar os processos de doações filantrópicas, criando uma tipo de lista onde constam as principais necessidades de cada instituição, facilitando assim o contato do doador com o local escolhido para fazer a doação.

De acordo com uma das alunas idealizadoras do aplicativo, Lorena Figueiredo, entre a concepção inicial da ideia, até o aplicativo propriamente dito, foi aproximadamente cinco meses. “Começamos em junho, porém não foi todo esse tempo dedicado exclusivamente a ideia, pois trabalhamos em um projeto que tem muitas tarefas, fora faculdade, ou seja, o CADA foi feito durante os finais de semana, quando tiramos tempo livre, foi meio em background… mas se for contar desde junho uns 5 a 6 meses”, explica a estudante.

Ainda segundo Lorena, foi necessário realizar pesquisas de campo, ela explica que durante o processo de desenvolvimento do aplicativo. “Visitamos alguns orfanatos para conhecer como era a realidade deles, as necessidades e saber como poderíamos ajudar. Fomos refinando e aprimorando a ideia, até nascer o aplicativo”, ressalta Lorena.

A previsão é o que App entre em funcionamento em janeiro, e o melhor, qualquer um pode usar o aplicativo, basta realizar um cadastramento prévio e começar as doações. A partir das informações contidas no site, os associados e doadores poderão ver pelo seu smartphone quais os produtos que a instituição está com mais carência em receber e assim, doar o que seja realmente necessário. Nos dispositivos móveis, também é necessário um cadastro, porém o usuário pode escolher fazê-lo ou entrar com sua conta do Facebook.

Foto: divulgação