Exposição sobre Dom Quixote estreia no Paço da Liberdade

A partir do dia 17 de abril entra em cartaz, no Paço da Liberdade, no Centro, a exposição ‘Don Quixote – Sonhando o sonho impossível’. A programação integra as comemorações do Dia Internacional do Livro (23 de abri) e dá continuidade às homenagens iniciadas em 2016 em alusão aos 400 anos da morte do autor do romance ‘Dom Quixote’, o espanhol Miguel de Cervantes.

A mostra reunirá as obras do professor José Seráfico, que exibe, pela primeira vez, a coleção com, aproximadamente, 80 peças, reunidas nos últimos 30 anos.

“Costumo dizer que não faz sentido aquele sentimento que a gente guarda. Conhecimento que não é transmitido equivale à ignorância”, comentou Seráfico.

José Seráfico conta que adquiriu o primeiro Dom Quixote no Rio de Janeiro, no início dos anos 80. Há exemplares em acrílico, origami, arame, parafusos, faca, colher, garfo, cerâmica, vidro e até vidro soprado. As peças são de países como Argentina, Uruguai, Itália, Chile, Peru, além de diversas cidades brasileiras.

Programação – a exposição ‘Don Quixote’ segue até o dia 19 de maio. A curadoria das peças será feita pelo artista Óscar Ramos e, além da mostra, será realizado também um circuito de palestras, seminários e mesas-redondas, também com a mesma temática.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, de 9h às 12h30.