7 casos de microcefalia serão investigados, em Manaus

Sete casos de microcefalia devem passar por investigação em Manaus. A medida segue orientação do Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ainda não há relação direta dos casos registrados na capital com o vírus da zika. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) na noite desta segunda-feira (29).

O secretario municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, acredita que os sete casos não têm relação com o vírus causador do zika. Entretanto, o Ministério da Saúde estabeleceu que qualquer registro de microcefalia deve ser considerado como provável consequência da doença.

De acordo com a secretaria, os sete casos foram registrados no boletim epidemiológico por determinação do órgão federal aos municípios brasileiros. A indicação é de que todos os casos de microcefalia sejam imediatamente notificados para análise mais ampla.

Ainda segundo a pasta, foram registrados 24 casos de zika em gestantes, em Manaus, até o domingo (28). Outros 162 casos foram descartados, 18 destes em gestantes. Permanecem sob análise 441 casos, dos quais 107 envolvem gestantes. O Disque Saúde 0800 280 8280 já recebeu 2.683 denúncias de locais com possíveis criadouros de Aedes e 1.577 foram fiscalizadas.