TRE-AM vai monitorar e punir quem jogar “santinhos” nas ruas

Câmeras de segurança eletrônica, instaladas em mais de 470 escolas estaduais e municipais, vão ajudar a Justiça Eleitoral do Amazonas a monitorar candidatos, cabos eleitorais e qualquer pessoa que resolver descumprir as medidas adotadas pela Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-AM, que visa impedir a poluição da cidade por meio de santinhos e panfletos que são jogados nas ruas, calçadas e pátios de escolas e outros locais utilizados para votação, na madrugada que antecede as eleições.

Presente na reunião, na quarta-feira (24), o representante da empresa de monitoramento INN Tecnologias, Vicente Lopes, colocou-se à disposição da Justiça Eleitoral para contribuir no que for preciso. Além do monitoramento, Vicente Lopes disse que agentes de portaria que atuam nas proximidades das escolas também poderiam contribuir, seja contactando a Comissão de Fiscalização da Propaganda quando se depararem com uma prática ilícita ou, quando possível, providenciando o imediato recolhimento da propaganda irregular.

Caso haja alguma ocorrência na madrugada que antecede o pleito, as imagens serão avaliadas pela equipe do TRE-AM e a viatura da polícia que estiver mais próxima do local será acionada para efetuar o flagrante. Ainda que não seja possível prender o infrator em flagrante, as imagens estarão gravadas e cópias serão disponibilizadas à Justiça Eleitoral para que sejam utilizadas como provas nos processos criminais para responsabilizar os cabos eleitorais e candidatos infratores.