O líder de ninguém: José Melo é o primeiro governador em 30 anos que não dita as regras do pleito a prefeitura

O governador José Melo (Pros) é o primeiro do Amazonas, desde a redemocratização, que figura como coadjuvante nas articulações e definições políticas para as eleições que vão escolher o prefeito do maior colégio eleitoral do Estado, com metade do eleitorado.

Em 33 anos, o Amazonas teve cinco nomes se revezando no comando do Estado: Gilberto Mestrinho, Amazonino Mendes, Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo. Além de uma “participação especial” de Vivaldo Frota, que se contentou em esquentar a cadeira por alguns meses e conquistar uma pensão vitalícia.

Todos os outros exerceram a liturgia do poder que o cargo traz na sua integralidade, ditando os arranjos políticos das eleições em Manaus, o que rendeu a cada um deles força política para prolongar a liderança de seus grupos políticos.

Pela atuação antes e depois das campanhas municipais, os governadores exibiram status de prefeito de Manaus, muitas vezes reduzindo a atenção necessária ao interior do Estado. A concentração tinha razão de ser: a cidade é a maior vitrine política dos caciques por concentrar metade do eleitorado.

Em relação aos governadores que o antecederam, José Melo se diferencia pelo papel secundário nas definições de candidaturas, chegando, no avesso da ordem tradicional da política local, a se tornar alvo preferencial de ataque na reta inicial da campanha e o nome mais rejeitado nos palanques. Foi comparado a um “cadáver” pelo atual prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB).

Em raras entrevistas à imprensa, nos últimos meses, o governador só confirmou sua apatia na liderança política de seu grupo: “Vou atuar como magistrado”, “No campo político eu sou mais como um pato que põe o ovo e não faz barulho”. Foi o que disse em entrevista ao jornal A Crítica há um mês, tentando explicar que não foi excluído das definições políticas do grupo porque “foi ouvido” pelo senador e ex-governador Omar Aziz (PSD).

 

Fonte: Amazonas Atual / Charge: Elvis