Mais de 300 pessoas participaram da 1ª Convenção Amazonense dos Turismólogos, entre acadêmicos e profissionais, na manhã desta terça-feira (27), no Auditório Berlamino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).
O evento trouxe como tema principal o valor do ser humano como a matéria prima para o desenvolvimento do turismo. Segundo o deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia (Ctur/Aleam), Francisco Souza (PTN), o Amazonas se tornou o pioneiro em sediar uma convenção estadual de grande porte e se torna um exemplo para outros estados brasileiros.
“Estamos comemorando o dia estadual dos turismólogos, com uma lei de minha autoria, de resolução nº 3.822/2012, mostrando a importância desse profissional”, declarou.
O presidente nacional da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Elzário Pereira Junior, apresentou para os profissionais e acadêmicos um pouco do contexto histórico da entidade que completa quase 40 anos de luta política pela valorização do profissional no mercado de trabalho e que hoje busca no poder executivo a instituição do Conselho Federal de Turismo, para a fiscalização do exercício profissional.
O presidente regional da associação, Itamar Solto, destaca a importância da criação de um conselho profissional. “É uma necessidade as profissões terem os seus conselhos, para a abertura de concursos públicos e a inspeção da atividade, porque existem pessoas sem a formação adequada atuando no setor e não trazem a responsabilidade e a sustentabilidade que o turismo precisa”, disse.
“A classe tem que se unir para alcançar respeito da sociedade. Isso só acontecerá quando as políticas voltadas ao turismo, reconhecerem de fato e direito a importância social da profissão”, explicou o presidente da Abbtur/AM.









