O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) encontrou inconsistências 20.307 benefícios do Bolsa Família no Amazonas e decidiu bloquear 13.188 e cancelar 7.119, como resultados do maior pente-fino já realizado em toda a história do programa, que teve inconsistências em 1,1 milhão dos cerca de 13,9 milhões de benefícios, em todo o País. Só em Manaus foram bloqueados 5. 901 e cancelados 3.666 benefícios.
O resultado se deve ao aprimoramento dos mecanismos de controle do programa, que teve a sua base de dados ampliada para verificação permanente da renda das famílias.
Segundo a subsecretária da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Monica Santaella, ainda não houve notificação pelo MSDA, o que deve ocorrer nesta semana, segundo Monica.
“Faz uns dois meses que o ministério vem fazendo esse pente-fino em todas as cidades. Na verdade, pelo que sei, o objetivo era pegar irregularidades de 2013 e 2014, e sanear o programa mesmo. O problema do PBF é que as informações são autodeclaratorias. As prefeituras fazem o cadastro e o Governo Federal é que decide se concede ou não o benefício. Ou seja, tinham que fazer o pente fino antes e não fazem”, comentou.
Foto: reprodução da internet









