Aplicativo de celular vai ajudar na busca por vagas nas escolas públicas

As reservas de matrículas, transferências e consulta de vagas disponíveis das escolas públicas do Estado poderão ser realizadas por meio do aplicativo para celular, ‘Matrículas Amazonas’. A ferramenta foi lançada nesta sexta-feira, 16, pelas secretarias municipal e estadual de educação. Para o próximo ano, a rede pública vai oferecer mais 183 mil novas vagas, 60% delas em Manaus.

Além do aplicativo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou o calendário de matrículas que será finalizado no dia 20 de janeiro. O ano letivo das escolas estaduais será iniciado no dia 6 de fevereiro e das escolas da rede municipal no dia 3 do mesmo mês.

As rematrículas estarão abertas no período de 19 a 29 de dezembro, já o reordenamento dos alunos, de escolas sem continuidade de ensino para outra unidade, vão acontecer entre o dia 5 e 6 de janeiro. Com relação à transferência de alunos das redes municipal e estadual o período se inicia no dia 7 de janeiro do próximo ano. As matrículas dos alunos novos estarão abertas entre os dias 13 a 20 de janeiro.

O aplicativo, desenvolvido pela empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), segundo a Seduc, apenas garante a reserva de vaga. Os pais e responsáveis precisam ir até a unidade em que conseguiram a vaga, munidos das documentações necessárias, em até três dias, para efetivar a matrícula. Além do aplicativo, os pais ou responsáveis podem realizar a reserva de vaga pelo site www.matriculas.am.gov.br. As duas ferramentas online permitem que a população realize o cadastro do aluno, solicite a reserva de vagas, a transferência, a disponibilidade de vagas; entre outros serviços.

O aplicativo ‘Matrículas Amazonas’ está disponível para celulares android. Em janeiro, estará disponível para telefones com tecnologia IOS.