Entidades e organizações que atuam na área ambiental estão participando de exposição virtual, apresentando ao público as ações que desenvolvem no estado. O evento, que começou, no último dia 6, e encerra no dia 20 de julho, tem como objetivo ampliar o acesso às informações sobre o que vem sendo executado em prol do meio ambiente.
A exposição virtual está sendo promovida pelo projeto Ocas do Conhecimento Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Um dos participantes é o Coletivo Manaus Lixo Zero, que faz um trabalho de intensa divulgação desse conceito, baseado no descarte consciente e no aproveitamento dos resíduos para reciclagem, evitando assim o acúmulo nos chamados lixões, ainda predominantes na maioria das cidades brasileiras.
O Coletivo está sendo representado no evento por um dos seus fundadores, o biólogo Daniel Santos, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil em Manaus e diretor da Damata Consultoria. O acesso à exposição é pelo canal Ocas do Conhecimento Ambiental, no YouTube.
O Coletivo Manaus Lixo Zero está com dois vídeos na exposição: um institucional e outro sobre as ações realizadas no Amazonas. A exposição conta também com a participação da empresa Descarte Correto e da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).
A Ocas do Conhecimento Ambiental, que está promovendo o evento, realiza um trabalho educativo e de conscientização direcionado aos alunos das escolas do município.
O Coletivo Manaus Lixo Zero, que tem apenas três anos de atuação, vem realizando uma série de eventos para debater políticas públicas e iniciativas da sociedade, na gestão dos resíduos. O coletivo também desenvolveu e disponibilizou para o público o site/app Manaus Lixo Zero – www.manauslixozero.com.br. A ferramenta reúne informações, exemplos de boas práticas e os endereços, em Manaus, dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais para reciclagem.