Ministério Público participará de operação integrada durante “Carnaval na Floresta 2026”

Atuação ocorrerá no Sambódromo de Manaus, durante a programação oficial da folia

Foto: Alex Pazuello/Secom

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2026, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ), realizará a “Ação Carnaval na Floresta 2026”, nas dependências do Sambódromo de Manaus. O foco é na proteção de crianças e adolescentes durante a programação oficial da folia.

A iniciativa também integra a Operação de Proteção da Rede Protetiva da Capital, coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), em razão das festividades carnavalescas.

A atuação do MPAM ocorrerá durante os desfiles oficiais das escolas de samba dos grupos de acesso e especial, que fazem parte da programação do Carnaval na Floresta 2026, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

Durante os dias de realização da ação, a equipe do CAO-IJ atuará de forma integrada com os órgãos que compõem a rede protetiva, acompanhando as atividades no Sambódromo e contribuindo para a identificação e encaminhamento de eventuais situações de risco envolvendo o público infantojuvenil. A iniciativa foi autorizada pela Procuradoria-Geral de Justiça, que também determinou a adoção das providências administrativas necessárias para a participação da equipe do CAO-IJ, incluindo apoio logístico.

Segundo a coordenadora do centro, promotora de Justiça Romina Carmen Brito Carvalho, a atuação do MP tem caráter preventivo em grandes eventos. “A iniciativa tem por objetivo salvar guardar os direitos e interesses de crianças e adolescentes, bem como assegurar a presença institucional do Ministério Público nas áreas da infância e juventude durante o evento”, reforçou.