Uma comitiva formada por empresários, pecuaristas, agricultores, jornalistas e deputados dos Estados do Amazonas e Rondônia irá percorrer, no próximo dia 26, os 900 quilômetros da BR-319.
A caravana sairá da cidade de Porto Velho (RO) com destino à Manaus (AM) e irá inspecionar as condições de trafegabilidade da estrada. A comitiva também irá analisar, in loco, os motivos que levaram o Ibama a embargar as obras de recuperação da estrada.
O embargo aconteceu há duas semanas e pegou de surpresa o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que é o órgão responsável pela execução da obra de recuperação da rodovia. O trecho embargado fica entre os quilômetros 250 e 655, que segundo o Ibama, apresenta danos ambientais causados pelas empresas contratadas para executar a obra.
A comitiva vai inspecionar as condições de conservação das pontes que cortam a BR-319. Algumas foram construídas em 2002 e, até hoje, não receberam qualquer tipo de revitalização. Quando a BR-319 estiver ligada à BR-174, tornará Manaus a única cidade brasileira capaz de interligar um Estado com os países dos oceanos Pacífico e Atlântico.









