Calor humano na frieza da noite manauense

A vida de uma universitária não é fácil. Ir às aulas, trabalhar, cumprir estágio e ainda manter provas e trabalhos em dia são um enorme desafio à uma considerável parcela de mulheres nos tempos atuais. Porém, mesmo com toda essa rotina, três universitárias de jornalismo ainda encontraram tempo para uma atividade extra: a solidariedade.

Alunas do 6º período de jornalismo da faculdade Martha Falcão|DeVry, Saadya Jezine de 27anos, Caroline Rocha e Gabriela Sasahara de 21 criaram o projeto “Histórias Ocultas”, que visita moradores de rua em Manaus, em busca de conhecer as histórias e os anseios de pessoas que perderam o significado da sociedade a seu redor.

Na bagagem do projeto, três “rondas noturnas”, em companhia dos também universitários Camilo Marinho e Lucas Silva, a ideia de um documentário na cabeça e imagens – muitas imagens – nos cartões de memória que abastecem as câmeras dos participantes. São depoimentos de lutas e sofrimentos vivenciados a cada novo dia, a cada nova guerra, contra o mundo que os cerca e, principalmente, contra o mal que os aprisiona em si próprios, muitas vezes motivado pelo sentimento de desesperança.

Embora não seja focado no assistencialismo, o “Histórias Ocultas” não foge das doações aos atendidos. Por meio de amigos, roupas e peças de cama, mesa e banho são recolhidas para chegarem até os que mais precisam. E com o projeto ainda em fase embrionária, são as próprias estudantes que separam e organizam todas as doações recebidas. Além desta função, todos se dividem, ainda, nos registros das ações realizadas. Isso porque as fotografias e vídeos coletados em todas as etapas do projeto farão parte de um documentário que será editado pelo grupo.