Em julho deste ano, Detroit foi manchete no mundo. Tudo por causa de uma estátua com o corpo de um homem musculoso, cabeça e patas de um bode com barba e chifres, grandes asas, pentagrama na testa e o que parece com um bastão de Esculápio à frente do abdome, um antigo símbolo associado ao deus grego de mesmo nome e à Medicina. A estátua é a do ídolo pagão Baphomet (ou Bafomé) que o grupo religioso Templo Satânico inaugurou em Detroit, nos Estados Unidos. Além de todos estes símbolos e representações, a estátua também aponta dois dedos para o céu e está cercada por um menino e uma menina.
No website dos organizadores do evento, a inauguração da estátua chegou a ser anunciada como uma “noite de caos, ruído e libertinagem” onde apenas maiores de 18 anos poderiam entrar. “Venha dançar com o diabo e viver a História enquanto ela é escrita”, continuava o convite. A escultura apresentada pelo Templo Satânico é de bronze e pesa uma tonelada e meia. Tem 2,59 metros de altura e foi inaugurada em um edifício industrial perto do rio Detroit, pouco antes das 11h30 da noite. O local exato da inauguração só foi informado para os participantes por email poucas horas antes do evento e a estátua não pôde ser vista pelo público em geral. Os organizadores afirmaram que apresentaram a estátua desta forma, em segredo, para “reduzir a perseguição”, de acordo com declaração de um dos fundadores da organização, Lucien Greaves.
A igreja católica da cidade, a de Saint Joseph, a mais popular do Estado americano de Michigan, protestou na época. Os protestantes também não gostaram: “A última coisa que precisamos em Detroit é de uma festa de boas vindas para o diabo”, disse a jornalistas Dave Bullock, pastor da igreja batista de St. Matthew, em Highland Park, uma cidade da área metropolitana de Detroit. A organização Templo Satânico, com matriz em Nova York e representação em vários pontos dos Estados Unidos, reivindica para si Satã, mas não o considera um ser diabólico.
Segundo a explicação no site da organização, Satã é entendido pelos membros como “símbolo da natureza inerente do homem, a representação do eterno rebelde, da liberdade individual, mais que uma deidade ou um ser sobrenatural”.
Para o grupo, os satanistas devem “trabalhar muito para afiar o pensamento crítico e exercitar o questionamento razoável de todas as coisas”.
“A missão do Templo Satânico é encorajar a benevolência e a empatia entre as pessoas. Além disso, abraçamos o sentido comum e o sentido da justiça”. Depois da estátua polêmica, neste sábado foi a vez do TEXAS inaugurar a GRANDE IGREJA DE LÚCIFER, primeira igreja em adoração ao diabo, em um subúrbio de Houston. A inauguração aconteceu em homenagem ao Dia das Bruxas.
Segundo o site da instituição, o local é um encontro de almas que pretendem viver no âmbito do luciferianismo. O simbolismo, as características da igreja e as figuras de criaturas com chifres, anjos caídos e um Baphomet, uma alegoria de uma criatura com cascos, cabeça de uma cabra e chifres longos, demonstra exatamente o que seus fiéis adoram. A estátua é idêntica a que foi colocada em Detroit em julho deste ano. Que tal?
Fotos: reprodução da internet










