Duas atrizes iranianas foram obrigadas a deixar seu país depois que as autoridades as chamaram de “imorais” e as proibiram de atuar. Seu crime? Ter publicado na internet várias fotos em que aparecem sem o véu obrigatório. Sadaf Taherian, que se refugiou no vizinho Dubai, admitiu que se tratou de um gesto de protesto, mas declarou-se surpresa pelo grau de assédio de que foi vítima. Chakameh Chamanmah, que aparentemente se encontra nos EUA, não fez comentários.
“Não esperava isto da população iraniana, de minha própria cultura, ouvir tantos insultos”, declarou Taherian no programa “Tablet”, do canal em língua persa de A Voz da América. “Só posso sentir pena por sua reação, não tenho mais o que dizer”, acrescentou a atriz, depois de admitir que “estava nervosa e preocupada sobre como as pessoas reagiriam a suas fotos”.
A atriz, que participa do filme recém-lançado “Asre Yakhbandan” (Idade de gelo), contou em entrevista a Masih Alinejad que publicou as fotos sem véu em seu perfil no Instagram e no Facebook, “em protesto pelas estritas leis do Irã, que obrigam as mulheres a cobrir a cabeça”.
Não é a primeira que o faz. Desde que Alinejad, uma conhecida ativista no exílio desde 2007, lançou sua campanha Minha Liberdade Oculta nas redes sociais, numerosas iranianas publicaram imagens com os cabelos soltos.









