5 sírios presos com passaportes falsos querendo entrar nos EUA moraram no Brasil

Existe uma célula de contrabando humano que está movimentando pessoas pela região. Eles se infiltram pela porosa Tríplice Fronteira, mais exatamente nas proximidades da Foz do Iguaçu, onde Brasil, Argentina e Paraguai se encontram. Os imigrantes ilegais sírios passaram a maior parte de seu tempo no Brasil, porque foi onde conseguiram os documentos. Eles cruzaram do Brasil para a Argentina bem rápido”, declarou a fonte do governo americano à Reuters.

Entenda o caso:
As autoridades de Honduras prenderam cinco sírios com passaportes falsos que tentavam chegar aos Estados Unidos, disse hoje (18) o porta-voz da polícia local, Anibal Naca.

“Cinco cidadãos sírios foram detidos e serão transferidos para as nossas instalações para serem investigados”, declarou Anibal Baca à imprensa local, acrescentando que os homens estavam com documentos falsos, “passaportes roubados na Grécia e adquiridos no Brasil”.

De acordo com o porta-voz policial, os jovens sírios foram detidos no aeroporto de Toncontin, na capital Tegucigalpa, tendo viajado da Síria “diretamente para as Honduras”. Os detidos estavam em diferentes voos e deveriam se encontrar em San Pedro Soula, a segunda maior cidade hondurenha, de onde planejavam entrar nos Estados Unidos, já que há voos de San Pedro Soula para Los Angeles, Houston e Miami.

Os cinco homens foram detidos pelos agentes de segurança do aeroporto e estão sob os cuidados das autoridades de imigração.
POR QUE OS SÍRIOS ESTAO NO BRASIL? Recentemente o Brasil prorrogou um programa de concessão de vistos de dois anos para refugiados sírios em fuga da guerra civil em sua terra natal, uma das iniciativas humanitárias da política externa da presidente Dilma Rousseff.

O país já acolheu quase 2.100 sírios, um quarto de sua população total de refugiados. Cerca de 6 mil outros receberam vistos, mas ainda não viajaram para o Brasil. OREMOS!

 

Foto: reprodução da internet