A busca por novas fontes de produtos naturais com propriedades bioativas levou a pesquisadora Maria de Fátima Almeida a analisar os fungos da floresta amazônica como uma nova alternativa para produtos biotecnológico e farmacológico no Amazonas. A pesquisa realizada com apoio do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está sendo realizada no laboratório de microscopia no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) com objetivo de extrair dos microrganismos encontrados em plantas benefícios para a sociedade.
Os fungos endofíticos são microrganismos encontrados nas plantas e agem como uma camada protetora contra agentes externos, criando substâncias químicas que as protegem.
Segundo Maria de Fátima Almeida, estudos realizados em outros países já comprovaram também que as substâncias isoladas do microrganismo presente nos fungos endofíticos possuem vários benefícios que podem ser usados como fonte de produtos naturais bioativos com grande potencial de aplicações na agricultura, na indústria de alimentos e na medicina.
De acordo com ela, há mais de 130 medicamentos de origem microbiana usados nos mais diversos tipos de doenças, como agentes antibacterianos, antifúngicos, antiparasitários, antiviral, antinflamatório, anticâncer, neurológico, cardiovascular e em doenças imunológicas.









