‘Dia Z’ de combate ao Aedes aegypti envolve sete mil servidores e mobiliza 100 pontos estratégicos na cidade

O ‘Dia Z’ de Combate ao Aedes aegypti, neste sábado (19) mobilizou mais de sete mil servidores das secretarias municipal (Semsa) e estadual de Saúde (Susam) na guerra contra o mosquito. Mais de 100 pontos estratégicos da cidade tiveram mobilização com distribuição de folders, adesivos e outros materiais educativos para alertar a população sobre os perigos da dengue, chikungunya e zika vírus.

Na abertura, os drones, aliados dos agentes de endemias da Semsa na identificação de focos de mosquito, foram apresentados à imprensa, assim como os carros e motos que vão fazer a borrifação (fumacê) nos locais com grandes focos do mosquito. “Estamos ampliando nossas ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Com as imagens feitas pelos drones vamos visualizar locais, antes inacessíveis.

Tecnologia de ponta gerando imagens em tempo real que serão avaliadas de imediato, gerando um tempo de resposta quase instantâneo, que serão utilizados nas visitas dos agentes de endemias”, informou o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto.