Menos de uma semana do acidente envolvendo o ônibus da empresa Líder, que vitimou o ciclista Antônio Araújo, 61, na Djalma Batista, o vereador Jaildo Silva (PHS) resolveu apresentar proposta limitando o horário de tráfego dos ciclistas. A sugestão do agente político, conhecido como Jaildo dos Rodoviários, é que as bicicletas estejam liberadas somente a partir das 19h30 nos dias úteis e em qualquer horário nos fins de semana e feriados. Se a ideia é beneficiar os ciclistas (o que NÃO parece), o parlamentar deveria propor leis de educação ao trânsito que garantissem o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro.
Além de considerar a bicicleta um veículo e não impor limites de horário para circulação, o CTB reforça a PREFERÊNCIA das bicicletas sobre os veículos automotores. Conforme o § 2º do artigo 29: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.
Vale lembrar que Jaildo já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Amazonas, entidade que atualmente está sob o comando de seus Givalci e Josildo Oliveira, na presidência e vice-presidência, respectivamente. Estamos de olho!!!!