Adepam envia representantes para participar do maior evento da Defensoria Pública do país

O XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Conadep), marcado para acontecer de hoje (8) a 11 de novembro, em Goiânia (GO), conta com a presença de 17 representantes da Associação das Defensoras e Defensores Públicos Amazonas (Adepam). O evento reunirá participantes de todas as regiões do Brasil, visando debater os principais temas relacionados à Instituição e ao papel da classe Defensorial na sociedade.

Como a presidente da Adepam ressalta, o Conadep será um momento de extrema importância para a classe Defensorial. “Nesta ocasião, vamos reforçar o nosso compromisso com a Instituição e reconhecer os avanços obtidos nos últimos anos. Contribuiremos levando propostas e sugestões ao aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade, em plena comunhão de experiências entre as Defensorias Públicas das unidades federativas”, afirmou Melissa Credie.

Na programação estão incluídos AGE, palestras, debates, rodas de conversa, sessão de autógrafos, exposição de obras literárias e painéis temáticos. Entre os assuntos que serão discutidos, destacam-se: as mudanças nas formas de atendimento à população, o aumento da procura por acesso à justiça por meio da Defensoria Pública nos estados, a necessidade de ampliação da Instituição no território nacional e a valorização da carreira dos profissionais.

Tendo como tema: “Defensoria Pública, Futuro e Democracia: superação de retrocessos e novos desafios”, o evento é uma realização da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e a Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP). É o primeiro reencontro da categoria após a pandemia da covid-19.

A associada Adepam, a dra. Adriana Monteiro Tenuta, que faz parte da Comissão da Igualdade Étnico-racial da Anadep, conta que será um grande reencontro entre Defensoras e Defensores Públicos, ávidos por adquirir e repassar conhecimentos, sobretudo os adquiridos durante o período mais intenso da pandemia, onde foram realizados inúmeros cursos virtuais.

“É muito gratificante estar em um evento voltado para a realidade das Defensoras e Defensores Públicos. Aprender com as práticas exitosas e as teses desenvolvidas pelos colegas de todo país, aproxima a classe, que saem mais fortes e preparadas para repassar um serviço de qualidade para os assistidos”, disse Adriana.