Aeroclube de Manaus sob nova investigação

desconhecido (15)
Policia Federal destruindo pista clandestina (Foto: arquivo folha uol)

Na década de 1990, a POLÍCIA FEDERAL realizou uma grande operação no Aeroclube de Manaus, onde chegou a prender diversos pilotos que em seguida foram CONDENADOS pela Justiça Federal por participação em associação criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas. Quem comandou a operação foi o Delegado MAURO SPOSITO, que fazia rigoroso controle no abastecimento das aeronaves que saiam do aeroclube. Todas as aeronaves eram fiscalizadas e quem adulterava o tanque para caber mais combustível era PRESO e CONDENADO. As pistas de pouso clandestinas que os traficantes usavam pela Amazônia foram explodidas. Passados mais de 15 anos após aquela operação, novas investigações prometem SURPREENDER!
Divulgado nesta quarta-feira, dia 27 de maio, que os amazonenses Klender Hideo De Paula Ida (24 anos) e Fernando César Silva Da Graça (29 anos), morreram após o avião que era pilotado por eles ser abatido pela Força Áerea Venezuelana (FAV). O fato ocorreu no domingo, dia 24, tendo sido divulgado apenas no dia de ontem.
De acordo com informações dos sites ‘En La Notícia’ e ‘Noticias24’, Klender era o piloto do avião e Fernando estava como acompanhante. Eles transportavam 616 pacotes de cocaína, que segundo as investigações venezuelanas eram procedentes da Colômbia. O avião, modelo Embraer EMB-820C NAVAJO, de prefixo PT-RCN, foi DERRUBADO no município de Ricaurte, no estado de Cojedes, na Venezuela. Segundo as autoridades, o avião partiu do Aeroclube de Manaus, no Bairro de Flores. Ainda não foi divulgado se, ao sair de Manaus, a aeronave já estava com a carga de cocaína ou se foi abastecida no caminho!