Alunos do Colégio Martha Falcão realizam ‘Natal Solidário’ na zona rural de Manaus

Ação anual na Comunidade Nossa Senhora do Livramento mobiliza estudantes em prol da cidadania e solidariedade, com foco em segurança alimentar e combate à pobreza menstrual

Foto: divulgação

O espírito de solidariedade e a prática da cidadania marcaram o encerramento do ano letivo para os alunos da disciplina Educação Socioemocional e Cidadania do Colégio Martha Falcão. Em uma ação que se repete anualmente, o ‘Natal Solidário’ beneficiou, na última semana, dezenas de famílias na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, na zona rural de Manaus, com foco em segurança alimentar e dignidade feminina.

A diretora da escola e representante do Instituto ELA no Amazonas, a professora Nelly Falcão de Souza , ressalta o objetivo pedagógico dessas iniciativas. “O verdadeiro valor de ações como o ‘Natal Solidário’ não reside apenas no que se doa, mas no que se constrói em nossos jovens. Nosso foco é desenvolver nos alunos a empatia, o senso de responsabilidade social e a solidariedade, transformando o conhecimento de sala de aula em uma ferramenta ativa de cidadania para impactar positivamente a realidade do Amazonas”, afirma a diretora.

A mobilização dos estudantes resultou na entrega de 80 cestas básicas destinadas a adultos e famílias em situação de vulnerabilidade. Paralelamente, a alegria das crianças foi garantida com a distribuição de 100 brinquedos novos, contemplando faixas etárias de 0 a 10 anos, e um momento de confraternização com lanches para todos os presentes.

A tradição dessa iniciativa existe há quase duas décadas, conforme explica Margareth Fernandes, assistente social do Colégio Martha Falcão. “Iniciamos como projeto de extensão da antiga Faculdade Martha Falcão, quando ainda estava sob a direção da professora Nelly. Naquela época, a comunidade era bastante carente e, em sua maioria, composta por moradores indígenas, caboclos e ribeirinhos sem condições de estrutura básica”, relata Fernandes, sublinhando a importância histórica da ação.

O ‘Natal Solidário’ também contou com um reforço crucial para a dignidade feminina. Em parceria com o projeto “Adote um Ciclo” do Instituto ELA – Educadoras do Brasil, o evento incluiu a distribuição de 718 absorventes para as mulheres da comunidade, visando a minimizar a pobreza menstrual, um problema social de saúde pública que afeta milhares de amazonenses.

Pobreza Menstrual

A doação de absorventes na Comunidade Nossa Senhora do Livramento é parte de um esforço contínuo e mais amplo das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Instituto ELA e parceiros ao longo do ano. Segundo Margareth Fernandes, a causa da dignidade menstrual recebeu atenção constante.

“Durante todo o 2025, nós realizamos uma série de doações de absorventes em diversos pontos que identificamos a necessidade”, informa Fernandes. Entre os locais e instituições beneficiadas estão a Associação das Costureiras do Bairro Novo Aleixo, a Casa Mamãe Margarida, a Maternidade Balbina Mestrinho e as mães de alunos da creche Zezé Pio, no bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus.

O somatório de todas essas ações ao longo de 2025 demonstra o impacto das iniciativas das instituições: ao todo, cerca de 5 mil absorventes foram doados. Este número robusto reforça o compromisso e união no combate à pobreza menstrual no Amazonas.