Amazonas registra a primeira morte causada pelo vírus H1N1 neste ano

O Amazonas registrou a primeira morte causada pelo vírus H1N1 neste ano. Uma mulher morreu nesta semana em Manaus após ser infectada pelo vírus da gripe influenza no Rio de Janeiro, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). De acordo com a FVS, esse é o segundo caso registrado da doença no estado neste ano e há risco de novas ocorrências. A campanha de vacinação começa no dia 30 de abril.

No início de março, o primeiro caso de H1N1 em Manaus foi confirmado com exames em laboratório. O segundo caso, que evoluiu para óbito, foi registrado depois que uma mulher passou a apresentar os sintomas da doença ao retornar do Rio de Janeiro. A mulher não teve idade e identidade reveladas.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, disse que o quadro da paciente era grave, mas ele confirmou que ela foi infectada pelo vírus H1N1 no Rio de Janeiro.

“Na semana passada tivemos o registro de outro caso de H1N1, mas esse realmente foi um caso importado do Rio de Janeiro. A paciente já chegou do Rio aqui sintomática. Esse caso foi procedente do Rio de Janeiro. Era um caso grave e a mulher foi internada, mas a paciente veio a óbito no início da semana”, informou Albuquerque.

A FVS divulgou que há risco de surto de H1N1 em Manaus a partir da importação de casos da doença dos estados do Sudeste do Brasil. Entretanto, o trabalho de imunização da população do grupo de risco deve reduzir a possibilidade de surto da doença.

“Pela situação que vivenciamos na capital e proximidade da distribuição da vacina, isso possivelmente não irá acontecer, mas temos que trabalhar nessa questão da prevenção. Possivelmente teremos ocorrências de outros casos já que o Sudeste está em situação de surto epidêmico. Há esse risco sim”, avaliou diretor-presidente da FVS.