Amazonense é prata no Campeonato Brasileiro de Triathlon, em Tocantins

O Campeonato Brasileiro de Triathlon ocorreu neste final de semana, em Tocantins, e reuniu uma média de 200 atletas. Dentre eles, a amazonense Fernanda Yuri Sasai,11, representou muito bem o Amazonas e conquistou a medalha de prata pela competição, após encarar 200m de natação, 5Km de bike e 1,5Km de corrida.

Na natação e na bike, Fernada chegou a liderar pela sua categoria, mas no final da corrida viu uma atleta da casa ultrapassar. Mesmo assim, a jovem conta que ficou satisfeita com o resultado, uma vez que teve que superar a forte ventania que fazia no dia da prova. Essa não foi a primeira competição nacional da atleta. Em 2015 ela ficou com a prata e em 2016 com o bronze, quando ambas as provas foram em Caiobá, no Paraná.

“Estou muito feliz com esse resultado, pois a prova foi difícil e tinha gente do Ceará, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outros locais, e estava bem forte. A água estava bem gelada e no percurso da corrida eu já estava um pouco cansada. Mas tudo foi superação e eu gostei muito, pois meu objetivo é ganhar experiência”, disse Fernanda, que dentro de casa conta com uma referência do esporte: a mãe e triatleta, Yuri Sasai.

Fernanda iniciou na natação aos cinco anos de idade e há dois anos vem encabeçando as principais competições da modalidade, sendo vista como promessa para as categorias mais avançadas. Há dois anos, começou a seguir os passos da mãe e não largou mais o triathlon. É comum ver a duas participando das mesmas provas em Manaus e o famoso ‘filho de peixe, peixinho é’ parece querer se cumprir ainda mais. Isso porque, a dupla disputa em agosto o Mundial, no Canadá.

“Estou muito orgulhosa do resultado da Fernanda no Brasileiro. É uma felicidade ver que ela está seguindo neste caminho e acredito que a tendência é ela evoluir cada vez mais. Apesar da idade, ela é dedicada e responsável, porque tambem treinamos juntas e pego no pé. Eu não a acompanhei em Tocantins e fiquei super nervosa, agitada, mas em agosto vou realizar o Mundial de Aqualthon e ela vai fazer uma prova em paralelo de triathlon e aí, de alguma forma, poderei ajudá-la mais de pertinho”, comentou Yuri.

Em abril deste ano, Fernanda já havia conquistado o Circuito Curumim de águas abertas, na Ponta Negra, após enfrentar o percurso de 500 metros. Ela disputou a categoria pela Mirim I e finalizou a prova em 8min07seg. Enquanto Yuri, aos 47 anos, foi terceira colocada nos 3Km, no mesmo dia, pelo Rio Negro Challenge.

“É legal praticar o mesmo esporte que a minha mãe, comecei no triathlon por causa disso. Treinamos juntas, tiro dúvidas com ela, fazemos quase que a mesma alimentação e isso aproxima a gente. É muito bom”, comentou a garotinha, que neste final de semana, sem descanso, vai atrás de outro pódio. Desta vez, ela vai disputar o Circuito de Natação de Velocidade de Categorias, no Sesi, localizado no Coroado. Lá, ela vai brigar pelas provas de 50m Livre, 50m Peito, 50m Borboleta e 4x100m Livre.