Após morte de Juma, exército cancela exibição de onças no Desfile Cívico Militar de 2016

Em decorrência da repercussão envolvendo a morte da onça Juma, ocorrida em junho deste ano, o desfile militar de 7 de setembro não terá a exibição de animais silvestres em Manaus. A informação é do Comando Militar do Amazônia (CMA). Paralelamente à decisão, uma ação civil do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) corre na Justiça Federal para impedir a utilização de animais em eventos.

Neste ano, diferentemente dos dois anos anteriores, a expectativa é que o desfile militar aconteça novamente no Sambódromo da capital ao invés da Ponta Negra. Sobre o caso de Juma, o Exército ainda investiga se houve irregularidades no procedimento executado por militares.

“Existe uma sindicância que ainda está apurando os fatos da morte (de Juma), que teve uma prorrogação, porém estamos dentro do tempo legalmente previsto. Quanto tiver uma solução do caso, terá uma ampla divulgação”, disse o chefe da comunicação do CMA, coronel Luiz Gustavo Evelyn.

Segundo ele, a presença de animais será cortada no desfile deste ano. “É uma posição do CMA até o momento. Não haverá bichos, apenas os homens do Exército executando aquilo que fazem todos os anos”, disse Evelyn, afirmando que a atitude não possui relação com a ação civil contra o Exército.

 

Fonte e foto: Portal Acritica