Armazéns 20 e 23 no Roadway ganham protagonismo no Centro de Manaus

Galpões são revitalizados com a proposta de entretenimento, cultura e gastronomia na área portuária do Centro da cidade

Um novo estilo de entretenimento dentro de um cenário deslumbrante, às margens do Rio Negro, com a arquitetura histórica do Porto de Manaus. Os Armazéns 20 e 23 do complexo portuário representam um marco inicial da nova etapa da área central da cidade, resgatando o entorno histórico com modernidade.

Assinado pela MM Neves, os armazéns, em formato de galpões, foram revitalizados unindo história, entretenimento, cultura e fomento da economia local. O diretor da MM Neves Empreendimentos, Esdras Gonçalves aposta no complexo de possibilidades. “A concepção do empreendimento surgiu pela união de vários fatores, como charme do Porto, lugar acolhedor, espaço de convivência, mix diferenciado, praça gastronômica no centro da cidade, tudo isso para interagir com o plano de revitalização do Centro. Unir tudo num mesmo lugar é o nosso maior desafio”, disse o superintendente.

Os Armazéns 20 e 23 ocupam uma área considerada o “Coração da Amazônia”, que reflete não só a ligação cultural com o resto do mundo, como também o desenvolvimento de Manaus. No local aportam navios cargueiros, transatlânticos em qualquer época do ano, sendo um dos locais mais visitados por turistas. Também conhecido por ‘Roadway’ (construído pelos ingleses), o porto é considerado o maior porto flutuante do mundo.

A incorporadora visualizou o potencial da região e resolveu investir na área em parceria com a EHA – Estação Hidroviária do Amazonas e o Instituto Amazônia, contando também com o apoio do IPHAN, Implurb e Governo Municipal e Estadual.

“A experiência em administração de shoppings centers será o grande diferencial do empreendimento, que contará com segurança, controle e gestão de pessoas e usuários, limpeza e todos os requisitos necessários para atender todas as expectativas dos clientes e usuários do empreendimento. Será um divisor de águas na história recente do Porto de Manaus”, enfatiza Esdras, lembrando que os armazéns vão trazer incremento à economia local, gerando empregos e riqueza para o Centro.

Características mantidas

Os Armazéns 20 e 23 foram tombados, respectivamente, pelo Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN) em 1987, como parte do Complexo Portuário. O primeiro, no formato de galpão, foi construído em estrutura metálica com vedação em telhas onduladas zincadas. Foram encontradas plantas arquitetônicas originais do Armazém 20, datadas em 1909. O Armazém 23 apresenta telhas onduladas zincadas, pintadas com tinta industrial e estruturas treliçadas com perfis.

Estande de vendas

No dia 10 de agosto, acontece o lançamento do estande de vendas do Armazém 20 e 23 do Porto de Manaus. No local, o público terá acesso a todas as informações e contará com um espaço instagramável para registrar fotos em um cenário que resgata a história do entorno portuário, aliado à modernidade de um projeto que promete aquecer a economia e o turismo na Zona Central de Manaus.