Bem pra quem?

Com a prorrogação recente de algumas prisões temporárias da Operação Custo Político, a grande expectativa do mundo jurídico é quando ao encerramento do dia de hoje e o primeiro minuto de amanhã.

Essas pessoas terão suas prisões transformadas em preventivas? Os advogados dos presos Raul Armênia Zaidan, Mouhamad Mustafa, Priscilla Marcolino Coutinho, José Duarte dos Santos Filho e Keytiane Evangelista de Almeida estão certamente na expectativa da soltura de seus clientes. As prisões temporárias foram prorrogados dia 16 de dezembro, mas começaram a valer no primeiro minuto do dia 18 e encerram no último minuto de hoje.

Por enquanto, segundo ele próprio e os demais réus, o chefe do esquema era o médico Mouhamad Mustafá (muito ligado a ex-primeira-dama Edilene Oliveira) e que pelo teor de suas conversas apresentava um tipo de personalidade fora dos padrões: se ouvia falar o nome de uma autoridade importante, já se dizia amigo íntimo.
E se tinha algum tipo de embate com os demais integrantes de seu grupo criminoso, recorria à magia negra para satisfazer seu desejo de vingança. Esse deve permanecer preso.

Enquanto isso, a enfermeira Jenifer, na época protegida e amiga de Moustafa, e que enriqueceu com o INC – Instituto Novos Caminhos-, permanece solta, apesar que recentemente foi delatada por mandar depositar milhares de reais em contas de laranjas, para custear seus momentos difíceis na Justiça, como despesas com advogados e gastos afins.

Quando alguém mente e esconde contas, laranja e dinheiro gordo, vale a delação?
Provavelmente a delação de Jenifer será anulada e ela será considerada mentirosa, por ter prestado declarações que só beneficiaram a ela e escondem aquilo que no processo tem sido chamado de “busca da verdade real”.

Aliás, é bom lembrar que a delação de Jenifer foi feita no Supremo Tribunal e o depoimento em Manaus também pode ser anulado por conta das “falsas verdades” da senhora.

Por mais que o editor-chefe e os juristas consultados pelo Portal tentem entender a lógica desse processo, a cada dia fica mais difícil. Um jogo de papel que não convence a ninguém. Muitos presos, pouca explicação.

Lógico que houve muito desvio na Saúde, senão o caos não estaria instalado. Lógico que os culpados devem pagar. Lógico também que algumas prisões devem ser necessárias. Mas a melhor medida é recuperar urgente o dinheiro ou prender e soltar pessoas sem que a população entenda o que está acontecendo?

Depois ainda querem que o povo acredite que está indo tudo bem! Transparência é tudo. Bem para quem?

Oremos!