
O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) lança, nesta quarta-feira (11), a campanha ‘Memórias, Histórias e Afeto’, que busca preservar, por meio da doação de documentos, fotos e vídeos, a história do prédio que abrigará a nova sede do espaço de cultura, a partir do mês de abril, e onde funcionou a Escola Saldanha Marinho, localizado na rua de mesmo nome, no Centro de Manaus.
De acordo com João Fernandes, diretor do CCCI, a ideia é reunir o máximo de documentos e imagens que possam contar e manter viva a história do prédio. “Como o próprio nome sugere, nosso objetivo é deixar exposto todo o material que possamos receber de doação, para que a população saiba a importância que essa edificação teve para a cidade Manaus, e o quanto ela deve ser preservada”, comenta João.
O contato para as doações pode ser feito via e-mail ([email protected]) ou por meio de WhatsApp: (92) 98410-3211. Vale reforçar que, caso o responsável pelos documentos, fotos e/ou vídeos não queira doar o material para o centro cultural, ele também pode ser disponibilizado para cópia ou reprodução, o importante é preservar a história do patrimônio.
“Temos a certeza que muitas pessoas não sabem a origem da edificação e ter acesso a todo esse acervo ajudará a contar a história da nossa cidade e, principalmente, do Centro de Manaus, que com o passar dos anos foi apagada. É preciso resgatar e manter viva as nossas origens”, finaliza o diretor do Casarão de Ideias.
Construído em 1901, no governo de Silvério José Nery e chamado num primeiro momento de Escola Modelo, o prédio da antiga escola foi tombado como Monumento Histórico do Estado no ano de 1988, pelo Decreto nº 11.191, e conta com seis salas, todas localizadas em um único pavimento. A edificação foi cedida ao Casarão de Ideias, no dia 28 de fevereiro de 2025, de acordo com o Termo de Cessão nº 006/2025 – Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).









