Causas do apagão em Manaus são investigados

De acordo com o Operador Nacional, as causas estão sendo investigadas

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta sexta-feira (19) que investiga as causas do desligamento da transmissão de energia do Linhão do Tucuruí, que interrompeu a distribuição de energia elétrica no Amazonas e outros dois estados. O apagão atingiu todas as zonas de Manaus na noite de quinta-feira (18).

Segundo o Operador Nacional, às 20h54 uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou o desligamento do tronco de transmissão de 500kV Tucuruí- Manaus/Macapá. A ocorrência atingiu os estados do Amazonas, Amapáe Pará, levando ao desligamento das áreas de Manaus, Macapá e a da região Tramoeste do Pará.

A carga total interrompida foi de 1.892 MW, sendo 1480 MW em Manaus, 240 MW em Macapá e 172 MW na região do Tramoeste.

“Às 20h58, foi iniciada a normalização dos equipamentos, sendo concluída às 22h50. Em Manaus, o restabelecimento iniciou às 21h44. Às 23h40, 99% da carga já estava restabelecida. A conclusão da recomposição ocorreu às 1h31 do dia 19 de outubro”, informou ONS.

De acordo com Operador Nacional, as causas da ocorrência estão sendo investigadas e serão divulgadas tão logo mais informações estiverem disponíveis. O prazo para conclusão da apuração não foi informado. (G1 AM)