Cerca de 250 mil pessoas ficam sem água até quarta-feira

Devido a um problema em uma das bombas do sistema de captação na Ponta das Lajes, integrante do Programa Águas para Manaus (Proama), 44 bairros da zona leste estão com o fornecimento de água interrompido desde a tarde de sábado (16). Até a próxima quarta-feira (20), prazo dado pela Manaus Ambiental para o restabelecimento total do serviço, cerca de 250 mil pessoas ficam com o fornecimento comprometido e caminhões-pipa serão disponibilizados para levar água aos pontos atingidos, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

A meta, segundo a concessionária, é finalizar a manutenção até 12h de terça-feira (19), para que no dia seguinte a distribuição seja iniciada. Parte do sistema vai continuar funcionando já que uma das bombas que faz a captação de água na Ponta das Lajes funcionanormalmente. Além disso, para tentar minimizar o impacto, parte da água captada na Ponta do Ismael, no bairro Compensa, na zona oeste, será desviada para atender moradores da zona leste.

A concessionária informou, ainda, que em seu plano emergencial vai providenciar caminhões-pipas para atender preferencialmente, hospitais, clínicas, escolas e maternidades. Durante esse período, a Manaus Ambiental orientou que a população guarde água em reservatórios.