domingo, 15 de fevereiro de 2026
TCE

Conferência Anprotec 2026 abre inscrições e chamada de trabalhos para evento em Manaus

Maior encontro latino-americano de ambientes de inovação será realizado de 29 de junho a 2 de julho, com organização local da FPFtech e da UEA

Foto: divulgação

Estão abertas as inscrições para a 36ª Conferência Anprotec, que será realizada de 29 de junho a 2 de julho de 2026, em Manaus (AM). O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com organização local da Fundação Paulo Feitoza (FPFtech) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As inscrições podem ser feitas pelo site anprotec.org.br/conferencia2026.

Considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo inovador do mundo e o maior da América Latina, a Conferência Anprotec reúne membros do ecossistema de inovação para debater políticas públicas, estratégias e experiências em ambientes promotores de inovação. Ao longo de 35 edições, o encontro já contabiliza 18 mil participantes, representantes de 40 países e realização em 21 cidades.

Para a presidente da Anprotec, Adriana Ferreira de Faria, a edição em Manaus ocorre em um momento estratégico. “A 36ª Conferência Anprotec chega com tudo a Manaus, em um momento histórico. Pela segunda vez desde 2014, a Região Norte recebe o maior encontro brasileiro e do mundo de ambientes promotores de inovação. No contexto pós-COP30, a Amazônia se consolida como protagonista de uma agenda internacional que integra bioeconomia, economia de impacto e deep techs”, afirma.

Segundo ela, a proposta é discutir o papel de incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras e hubs como articuladores entre universidade, governo, empresas, comunidades e empreendedores, com foco na promoção do empreendedorismo inovador de base tecnológica e no desenvolvimento econômico e social do país.

A escolha da capital amazonense como sede, de acordo com a organização, simboliza o amadurecimento da Região Norte como território estratégico, onde biodiversidade, conhecimento tradicional, tecnologias emergentes e desenvolvimento sustentável convergem com potencial de transformação socioeconômica.

Chamada de trabalhos

Além das inscrições para participação no evento, está aberta a chamada para submissão de trabalhos. Em 2025, a Conferência recebeu mais de 200 propostas. Para a edição de 2026, pesquisadores, gestores, profissionais e empreendedores podem enviar artigos inéditos e relatos de boas práticas até 15 de fevereiro de 2026.

Os trabalhos selecionados integrarão a programação oficial da Conferência, em Manaus, e serão publicados nos anais do evento e na Revista Locus Científico. Mais informações estão disponíveis no site anprotec.org.br.

De acordo com o head de Inovação e Empreendedorismo da FPFtech, Alexandre Amorim, a chamada é uma oportunidade para dar visibilidade a experiências desenvolvidas em diferentes regiões do país. “Você pode submeter relatos de boas práticas e artigos técnicos. Esse evento reúne ambientes de inovação de todo o país, parques tecnológicos, incubadoras, centros de inovação, institutos de ciência e tecnologia, universidades e governos. Então é uma grande oportunidade de você apresentar o que você tem feito no seu ambiente e aprender com as outras pessoas que vão estar lá”, destaca.

A expectativa da organização é reunir representantes de ambientes de inovação, startups, universidades, gestores públicos e instituições de apoio ao empreendedorismo para discutir tendências e desafios do setor, tendo a Amazônia como pano de fundo das discussões.