Criança nasce com microcefalia em Manaus e caso pode estar relacionado com zika vírus

No último dia 20 de junho, uma bebê nasceu com microcefalia, a mãe contraiu Zika Vírus durante a gravidez. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está aguardando o resultado para confirmar se há relação com o vírus.

De acordo com o secretário da Semsa, Homero Leão, a microcefalia foi detectada durante a gravidez, bebê nasceu prematuro “ a mãe teve todo o acompanhamento com pré-natal, psicólogos e assistente social, e orientação com equipe multiprofissional sobre parto, nascimento, puerpério e puericultura, assistência psicossocial com ênfase para a estimulação desta detecção precoce da microcefalia e a possível relação com o zika, já que a doença foi confirmada na mãe”, explicou.

A mãe e o bebê continuarão sendo acompanhados pela equipe médica.

Os ambulatórios realizam entre seis a 18 consultas por mês, nas nove unidades disponíveis. São duas na zona Leste – as UBSs Amazonas Palhano e Geraldo Magela -; três na zona Norte – UBSs Armando Mendes, Áugias Gadelha e Sálvio Belota -; duas na zona Oeste – UBSs Deodato de Miranda Leão e Leonor de Freitas -; e duas na zona Sul – UBSs São Francisco e Lourenço Borghi.