Desembargador Flávio Pascarelli é eleito presidente do TJAM

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes foi eleito com 12 votos presidente do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) para o biênio 2016-2018. Ele disputou a presidência com a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, que recebeu 7 votos.

Para vice-presidente do TJAM, o eleito foi o desembargador Jorge Lins, que recebeu 12 votos. Em segundo lugar ficou o desembargador Sabino Marques, com seis votos. Também disputava a vaga o desembargador Wellington Araújo, que recebeu apenas um voto.

Para corregedor-geral de Justiça, o desembargador Aristóteles Thury foi eleito com 11 votos. Ele disputou o cargo com o desembargador Sabino Marques, que teve cinco votos.

A eleição para os cargos de direção do Tribunal de Justiça é secreta. Com a escolha de Flávio Pascarelli, mais uma vez o tribunal quebra a tradição de escolher sempre o magistrado mais antigo no Pleno que ainda não ocupou a presidência. Socorro Guedes, por exemplo, estava três posições à frente de Flávio Pascarelli, no critério de antiguidade.

Essa tradição foi quebrada em 2012, com a eleição do desembargador Ari Moutinho da Costa, que conseguiu passar à frente de Graça Figueiredo, e se elegeu presidente para o biênio 2012-2014. Em 2014, Yedo Simões e Domingos Chalub, tidos como aliados de Pascarelli, tentaram se eleger presidente em uma disputa acirrada com Graça Figueiredo, mas uma estratégia equivocada resultou na eleição da desembargadora com apenas sete votos.