Emprego na indústria cai 0,7% no mês, sétima queda seguida, diz IBGE

O emprego na indústria brasileira caiu 0,7% em julho, na comparação com junho, no sétimo mês seguido de queda. Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, o recuo é maior: de 6,4%. É o 46º resultado negativo nesse tipo de comparação e o maior desde julho de 2009 (-6,7%).

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (18) pelo IBGE e fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário. No acumulado de janeiro a julho deste ano, o total de trabalhadores na indústria brasileira encolheu 5,4%. No acumulado de 12 meses encerrados em julho, o recuo foi de 4,9%, mantendo a trajetória de queda que começou em setembro de 2013. Na pesquisa anterior, com dados de junho, a queda do emprego industrial tinha sido de 1%.

Em julho, comparado ao mesmo mês do ano passado, foi registrada queda no emprego em 17 dos 18 ramos da indústria pesquisados. As maiores foram em máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-15,1%), produtos de metal (-10,7%), outros produtos da indústria de transformação (-10,1%) e máquinas e equipamentos (-9,1%).