Endividado? Saiba como renegociar o que deve e passar as finanças a limpo

Quem está no vermelho tem pela frente uma missão difícil, mas não impossível, que é colocar a vida financeira nos trilhos.

“Negociar não é apenas ligar para o banco e conversar com o gerente. A lição de casa é importante para saber o tamanho do problema”, afirma Marcela Kawauti, economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

1. Conheça sua situação financeira

Faça uma lista com todas as suas despesas fixas (aluguel, luz, água, telefone, internet e alimentação, por exemplo) e das despesas que variam (lazer, por exemplo). Levante todas as contas que estão atrasadas, bem como as dívidas que estão em dia, como financiamento de carro ou casa. Para montar esse diagnóstico, basta ter papel e caneta em mãos ou usar uma planilha no computador.

2. Entenda o que deve

Após listar tudo o que deve, separe as dívidas por empresa e procure cada uma delas para obter todas as informações sobre a dívida: saldo devedor atualizado, Custo Efetivo Total (inclui juros, multas, encargos, impostos e outras taxas embutidas), número de parcelas quitadas e quantas faltam para pagar.