Estudantes de Direito da Faculdade Santa Teresa vencem Júri Simulado do MP-AM

Os estudantes do curso de Direito da Faculdade Santa Teresa (FST) venceram a XVIII edição do Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas (MP-AM). A final foi disputada pela equipe da FST contra a da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Acadêmicos de todos os cursos de Direito da cidade participaram do evento, revivendo júris já arquivados e assumindo a defesa ou acusação dos casos. A equipe da FST foi formada pelos alunos Elival Tomaz Santos Júnior, Henrique Bondi Pires, Vitor Renney Melo Xavier e Mateus de Souza Ricardo Cruz. A preparação dos estudantes foi conduzida pelos professores da faculdade, Paulo Trindade e Tibiriçá Valério Holanda.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Santa Teresa, professora doutora Lúcia Viana, o resultado da competição representa o esforço e reconhecimento da instituição na preparação dos alunos. “Ficamos bastante felizes com o resultado. São alunos do quarto período que participaram, que ainda têm um longo período na sua formação, mas que defenderam os casos com excelência”, ressalta.

Ela destaca que, para os alunos, a participação nesse tipo de competição é uma experiência única, porque permite aprofundar os conhecimentos e desenvolver a capacidade de oratória e retórica.

O aluno Elival Tomaz Santos Júnior, que participou da equipe campeã do Júri Simulado, conta que a final foi muito difícil. “Competimos contra a instituição campeã da última edição do Júri Simulado do MP. Todos estavam muito preparados e nós conseguimos vencer. Foi a primeira vez que participei do evento. É a chance de vivenciar uma experiência real de julgamento”, afirmou.

A mesma equipe vai representar a Santa Teresa no Júri Simulado da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), que inicia no próximo dia 19. “Já estamos nos preparando e estudando muito para a essa competição e o nosso objetivo é sair campeão novamente”, destacou.