Familiares denunciam morte de recém-nascido

Uma criança recém-nascida morreu, na manhã desta quarta-feira (03), quando era transferida do município de Autazes (a 113 quilômetros a sudoeste de Manaus), para uma maternidade da capital com o irmão gêmeo recém-nascido e a mãe. As crianças nasceram na segunda-feira (01) e, segundo denúncias de familiares nas redes sociais, não havia estrutura hospitalar necessária para o acolhimento dos recém-nascidos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o caso envolve uma adolescente de 16 anos com uma gravidez de alto risco que deveria ter acompanhamento de pré-natal realizado em uma maternidade de referência em Manaus.

A Susam informou, por meio de nota, que a adolescente entrou em trabalho de parto durante a 29ª semana de gravidez e que as crianças nasceram pesando 1,1kg, em um quadro de prematuridade extrema.

Após o parto, o Hospital de Autazes solicitou a transferência da mãe e das crianças para uma maternidade na capital, mas os bebês precisavam ter um quadro estabilizado para ser transportados. Os recém-nascidos foram transferidos, na manhã da última quarta-feira (3), para a Maternidade Azilda da Silva Marreiros, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Um deles morreu durante a viagem.

A Susam informou, ainda, que irá abrir uma sindicância para apurar todo o atendimento ofertado à mãe e aos bebês na unidade hospitalar de Autazes, como transporte para a capital e a chegada à maternidade em Manaus. Além disso, também serão solicitados o cartão de gestante e os exames realizados durante o acompanhamento de pré–natal.

 

D24 AM