Feira Científico-Cultural recebe posto de vacinação, nesta sexta-feira (30)

A História das Vacinas será um dos temas abordados por alunos do Colégio Martha Falcão, nesta sexta-feira (30), das 8h às 16h, durante a XXXVI Feira Científico-Cultural. O evento acontece na sede da instituição, localizada na rua Salvador, n° 455, no bairro Adrianópolis. Durante a mostra, os visitantes também poderão atualizar a carteira de vacinação no posto que ficará disponível na instituição.

No Colégio Martha Falcão, estarão sendo oferecidas as vacinas contra a Covid, Poliomielite, Sarampo, Difteria, Tétano, Hepatite B, HPV, Febre Amarela, Influenza e Meningite. A ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

“Estaremos de portas abertas para receber o público que deseja se vacinar e prestigiar o  último dia da feira, que traz o trabalho desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental II e Médio”, destacou a diretora do Martha, a professora Nelly Falcão de Souza.

Além da História das Vacinas, os Meios de Comunicação: da Pré-história à era Digital, Inteligência Artificial aplicada em Jogos Eletrônicos, A Evolução Monetária ao Longo do Tempo: do escambo às criptomoedas, Por Um Fio – Uma Busca pela Justiça Através da Ciência Forense, e Carne Cultivada – Bioimpressa estão entre os trabalhos expostos.

Reflexão

Pioneira em feira de ciências, a instituição traz neste ano o tema “Pós-Humanismo: entre o Passado e o Presente, a Chave para o Futuro”, que fará uma reflexão sobre mudanças nas últimas décadas e se a humanidade está preparada para essa nova era.

Segundo a diretora Nelly Falcão, o evento contribui para o desenvolvimento de habilidades para que os alunos cheguem à fase adulta com um olhar crítico da realidade e noção de sua participação em um mundo melhor.

“Logo no início do ano letivo, os alunos participam de uma série de atividades que buscam estimular o interesse dos alunos. Neste ano, eles fizeram trabalhos com foco em sustentabilidade, em março, definimos o tema e desde então eles têm pesquisado e participado de visitas técnicas”, explica a professora da 2ª série, Shirley Dias.

Ela comenta que desde o dia da escolha do tema a turma fica ansiosa para o dia do evento. “As crianças ficam perguntando se está perto do dia da feira e a família toda se envolve na pesquisa, ornamentação da sala, e acabam aprendendo junto com os filhos”, comenta a professora.

No primeiro dia da Feira Científico-Cultural, nesta quarta-feira (28), a aluna Louisy Ravena, de 7 anos, foi um dos destaques. De jaleco e coque no cabelo, a pequena protagonizou a professora Martha Falcão e apresentou a história da patrona da instituição.

Durante a sua fala, a aluna falou sobre o Clube do Futuro Cientista, um dos maiores legados da professora Martha e que busca incentivar os alunos a terem curiosidade, o gosto por descobertas e pela ciência.

Falecida em 2016, Martha foi reconhecida em todo o Brasil por sua dedicação, como professora e cientista, à preservação da Amazônia. “Gostei bastante de conhecer a história de dedicação da professora Martha”, disse a aluna Louisy Ravena.