FIEAM destaca Irani Bertolini, o Industrial do Ano 2020

O fundador e diretor-presidente da Transportes Bertolini Ltda (TBL), Irani Bertolini, será um dos homenageados da indústria, no próximo dia 27, em solenidade promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) no SESI Clube do Trabalhador. O empresário é referência em logística de transportes. De acordo com o presidente da FIEAM, Antonio Silva, Irani soube transformar a Bertolini em um conglomerado vitorioso de empresas, com atividades no transporte rodofluvial, na indústria naval e de alimentos. O homenageado também preside o Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e de Reparos do Amazonas.

Com matriz instalada na capital do Amazonas desde 1978, a TBL possui 24 filiais em vários estados brasileiros, e movimenta 2.200 veículos próprios, incluindo os caminhões elétricos, na entrega de cargas de norte a sul do país. Para suprir as necessidades de transporte fluvial de carga geral e granéis, a empresa utiliza mais de 320 balsas e aproximadamente 80 empurradores.

O empresário, nascido em Garibaldi (RS), revela que parte da frota fluvial desenvolve atividades no transporte das safras agrícolas de grãos, especialmente soja e milho destinados à exportação, com volume estimado em 5,5 milhões de toneladas para este ano.

Para operação de granéis, a Bertolini possui três estações flutuantes de baldeação de grãos, que operam em terminais situados nos municípios de Paragominas/PA e Itaituba (PA), além de um terminal graneleiro, localizado no município de Porto Velho (RO).

À frente de um conglomerado de empresas, que geram cinco mil empregos diretos e tem faturamento projetado para 2022 na ordem de R$ 1,8 bilhão, Irani Bertolini também lidera a BAL, especializada na construção de implementos rodoviários e também na atividade de processamento de açaí por meio de uma indústria flutuante, um projeto totalmente sustentável. Em junho, a empresa transportará duas toneladas de polpa de açaí. A balsa tem capacidade de câmara frigorífica para 300 toneladas. “O objetivo é exportar, mas nesse ano ainda estaremos vendendo no mercado interno”, afirmou o empresário Bertolini.

Integram também o grupo, a Beconal, fabricante de balsas, empurradores e outros equipamentos de navegação fluvial; a BEAL, do segmento agropecuário; BEIL e Ibepar, de atividades imobiliárias; a BAG, de serviços de armazenagens de cargas; Aiapuá, do transporte de cargas especiais; Eco Logística, para cargas unitizadas, Benav, de transporte de commodities por navegação, Behidro, empresa especializada na manutenção e reforma de embarcações, Airship do Brasil, fabricante de equipamentos aéreos especializados com tecnologia LTA.

Excepcionalmente, devido às medidas de distanciamento tomadas durante a pandemia de Covid-19, a FIEAM este ano vai promover evento que destaca este ano o Industrial 2020, Irani Bertolini; Industrial do Ano 2021, Gilberto Novaes (Transire Eletrônicos); Industrial do Ano 2022, Sung Un Song (Fundação Matias Machline e Digitron) e o Microindustrial de 2022, Danniel Pinheiro (Biozer da Amazônia). O Grupo Samel e o desembargador Jesus Abdala Simões receberão a Ordem do Mérito Industrial e, a Recofarma, o título de Exportadora do Ano 2021.