Forças Armadas assumem segurança dos atletas olímpicos em Manaus, diz Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa informou, na manhã deste sábado (30), que as Forças Armadas serão responsáveis pela segurança do Hotel Tropical, em Manaus, onde ficarão hospedados os atletas que participarão da Olimpíada na capital.

De acordo com a nota do Ministério, o presidente em exercício, Michel Temer, autorizou a atuação das Forças Armadas em atendimento a pedido do governador José Melo, que apontou “esgotamento das capacidades policiais estaduais”. Na manhã deste sábado, as Forças Armadas e o grupo de Manuseio de Artefatos Explosivos (Marte) realizaram uma inspeção de segurança no local.

A operação de segurança começou na manhã deste sábado e se encerra no dia 12 de agosto de 2016. Cerca de 600 militares do Exército e da Marinha devem devem atuar no perímetro de segurança, de acordo com o Ministério.

Segundo a nota do Ministério da Defesa, “a decisão se dá a a partir de pedido do governador do Amazonas, José Melo de Oliveira, que apontou o esgotamento da capacidade das policiais estaduais para atuarem na segurança de delegações que se hospedarão no referido hotel no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, informa.

Temer, autorizou a atuação das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O presidente em exercício comunicou ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, que, por sua vez, fez o encaminhamento ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) sobre o preparo dos mecanismos legais visando o emprego de cerca de 600 militares do Exército e da Marinha para atuação.

Em nota, o Centro de Coordenação de Defesa de Área Manaus (CCDA-Manaus) confirmou que as Forças Armadas atuarão, no período de 30 de julho a 12 de agosto de 2016, juntamente com os demais órgãos de segurança, no perímetro de segurança do Hotel Tropical de Manaus, incluindo o perímetro externo imediato e as águas jurisdicionais e atracadouros do Hotel.

A finalidade, segundo o CDDA, é aperfeiçoar a execução do previsto no Plano Estratégico de Segurança Integrada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (PESI Rio 2016).

 

Foto: divulgação