terça-feira, 25 de agosto de 2026
TCE

Formar para cuidar: Canção Nova realiza capacitação de líderes para acompanhamento formativo e prevenção de feridas e abusos

Escola de Formadores contará com pregador internacional Padre Luigi Maria Epicoco, em sua 25ª edição

Foto: arquivo/Canção Nova

A Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), sediará, entre os dias 27 e 29 de agosto de 2026, a 25ª edição da Escola de Formadores. Este ano, o encontro terá a presença do pregador internacional Padre Luigi Maria Epicoco, da Itália.

Com o tema “Formar para Acompanhar: Desafios Atuais do Acompanhamento Formativo à Luz das Feridas e dos Abusos”, a iniciativa é uma resposta ao pedido da Igreja Católica por uma cultura de prevenção e acompanhamento formativo.

O evento é destinado a lideranças que exercem o serviço de autoridade nas diversas pastorais da Igreja. A proposta é promover uma reflexão profunda e atual sobre os desafios da formação no contexto eclesial contemporâneo.

Sobre o pregador

Nascido em Mesagne, na Itália, Padre Luigi Maria Epicoco pertence à Diocese de Áquila, onde atua como pároco. É professor no Instituto Superior de Ciências Religiosas (ISSR) Fides et Ratio, de Áquila, e leciona também na Pontifícia Universidade Lateranense, na Pontifícia Academia Alfonsiana e na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum.

Dedica-se intensamente à formação, ministrando conferências e conduzindo cursos de exercícios espirituais para religiosos e leigos. Entre suas publicações mais recentes destacam-se: La luce in fondo (Rizzoli, 2021), La scelta di Enea (Rizzoli, 2022), Per custodire il fuoco (Einaudi, 2023), La forza della mitezza (Rizzoli, 2024), Michel de Certeau (Feltrinelli, 2025) e Io sono come guardo (TAU, 2025).

Em 2018, Padre Epicoco conduziu os Exercícios Quaresmais para os Franciscanos da Terra Santa, disponíveis em:

https://cmc-terrasanta.com/pt/media/news/14496/%E2%80%9Cpor-que-choras%E2%80%9D-%C3%A9-quest%C3%A3o-a-ser-feita-a-cristo-nos-dias-de-hoje

Sobre a Escola de Formadores

A Escola de Formadores da Canção Nova nasceu do desejo de Vera Lúcia Reis, Formadora Geral na época, de trazer para o Brasil — e de modo particular para a Canção Nova — o Curso de Formadores realizado por ela na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma. Desde o início, a proposta foi abrir o curso também a outras Novas Comunidades, em sintonia com a intuição de Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova:

“Intuo o nosso trabalho na construção da pessoa em sua formação contínua. Intuo que nosso instrumento de trabalho é, de fato, um método, uma pedagogia para realizá-lo. Intuo que temos uma contribuição específica a dar na formação de outras comunidades. Intuo que, deste modo, vivendo nossa missão, estaremos formando um povo”.

Com o apoio do Padre Vittorio Gambino, salesiano idealizador do curso de formadores em Roma, o desejo de Vera Lúcia Reis tornou-se realidade. Ao longo de sua história, a Escola de Formadores já contou com a participação de importantes nomes da formação eclesial, como Pe. Giordano Cabra, Dom Antônio Carlos Altieri, Pe. Vittorio Gambino, Pe. Giorgio Zevini, Pe. Amedeo Cencini e Pe. Fabio Ciardi, entre outros.

Inscrições

Para esta edição, serão disponibilizadas 600 vagas. As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://app.novoingresso.com.br/eventos/escola-de-formadores, disponibilizado pela organização do evento.