Francisco Souza realiza Audiência Pública sobre turismo no Careiro Castanho

O deputado Francisco Souza (Podemos) realizou na última quarta-feira (28), no município do Careiro Castanho (a 104 km de Manaus), uma Audiência Pública para discutir sobre o turismo local.

O debate aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a participação da coordenadora da Sala do Empreendedor, Edilise Costa, do enfermeiro Alcemir Júnior, da coordenadora do Departamento de Turismo no Careiro Castanho, Alcídia Fernandes, do prefeito do Careiro Castanho, Nathan Macena, e do representante da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Francisco Girão.

O objetivo da audiência foi propor um debate entre os gestores locais e os segmentos que trabalham direta ou indiretamente com o turista. Apontando os problemas e procurando soluções para desenvolver o setor. Atualmente o município subiu da categoria ‘D’ para a ‘C’, no mapa do turismo brasileiro, segundo o Ministério do Turismo (Mtur).

O Amazonas também se destaca entre os estados brasileiros por não ter tido nenhum município com redução em suas categorias. Importante ressaltar que a categorização é um processo dinâmico e perene que, assim como o Mapa do Turismo Brasileiro, deverá ser atualizado e aperfeiçoado periodicamente.

Segundo o prefeito Nathan Macene, a prefeitura tem procurado incentivar o setor turístico, mas a falta de infraestrutura tem dificultado a vinda de visitantes ao município. “Hoje o Careiro conta com 26 hotéis e 12 aldeias indígenas, que são ótimos atrativos aos turistas, porém esse potencial ainda é pouco aproveitado. Precisamos de um porto mais equipado, recuperar nossas estradas e ter serviços básicos em nossa cidade, apenas assim vamos movimentar a economia local”, declarou Macena.

O deputado Francisco Souza, que também é presidente da Comissão de Turismo e Empreendorismo da Assembleia Legislativa (Ctur), iniciou seu discurso elogiando o Careiro Castanho, que recentemente, subiu na categorização dos municípios brasileiros que compõem o mapa do turismo do país.

“Essa nova categorização no turismo brasileiro, que inclui 5 cidades do Amazonas, Humaitá, Maués, Novo Airão, Tabatinga e Careiro Castanho, é uma vitória para o turismo local, porém muita coisa ainda precisa ser feita”. O parlamentar ainda destacou a importância de construir uma nova orla para a cidade, sinalizações turísticas e a reforma dos terminais rodoviários e fluviais.