Grupo de Pesquisa da UEA promove palestra sobre arte indígena

Discutir as relações entre imagem e personagem, dança e espaço na Amazônia e nos Andes centrais. Esse é o objetivo da palestra “Imagem-personagem, Imagem-acontecimento: dança, espaço e alteridade na América do Sul Indígena”, ministrada pelo museólogo, antropólogo Dr. Aristoteles Barcelos Neto. A palestra será realizada no dia 18 de outubro, às 15h, no Auditório do 2º andar da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Rua Leonardo Malcher, nº. 1728 – Praça 14. A palestra é gratuita e aberta para toda a comunidade.

Durante o evento será debatido como coletivos andinos e amazônicos objetificam personagens rituais e lhes dão um sentido de permanência cosmopolítica. As análises tomam como exemplos os rituais de apapaatai dos wauja do Alto Xingu, as “fiestas patronales” de Huaraz, Paucartambo e Puno nos Andes peruana.

O evento é uma realização do Núcleo de Pesquisas e Experimentações das Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas (CNPQ/UEA).